quarta-feira, 12 de maio de 2010

SEGURANÇA 04/05/2010




Nas nossas conversas com Seu João já tínhamos concordado da necessidade de alugar andaime de ferro no momento de iniciar o reboco da parte externa da casa.

Várias empresas oferecem esse serviço com preços oscilando em até 150% . É preciso pesquisar. Optamos pela CivilSane que já nos loca a betoneira e apresentou o melhor orçamento para a locação de duas torres de 12m cada uma, que foram montadas na obra.
Tábuas de cedrinho com 5m de comprimento foram compradas para servir de piso nos andaimes. O pedreiro explicou que as tábuas de pinho não aguentam o peso dos homens e se rompem, causando graves acidentes.

Visitei uma outra casa em construção no bairro e me assustei com a precariedade dos andaimes de escoras de eucaliptpo, calçados com pedaços de madeira e tijolos. Visivelmente inseguro como mostram as duas últimas fotos em comparação com a primeira foto, dos andaimes de canos de ferro que usamos em nossa obra,

É preciso registrar que os pedreiros, em geral, são indiciplinados quanto aos cuidados com a segurança. Em nossa obra, logo nos primeiros dias demos um capacete para cada um dos trabalhadores, mas acredito que nunca tenham usado. Pelo menos nunca vi.
Não levam a sério esse cuidado, mesmo sabendo que no Brasil as estatísticas indicam um elevadíssimo número de mortes por ano na construção civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário