sexta-feira, 29 de abril de 2011
RESULTADO DA TERRAPLENAGEM
Um eucalipto foi derrubado pelas Bobcats por localizar-se exatamente na divisa do terreno, impedindo a construção do muro. Plantaremos outra árvore na parte posterior da casa.
A segunda foto mostra os homens no trabalho de "tirar o nível" do terreno para poder movimentar a terra e deixar dois platôs com um desnível de 3 metros entre eles.
Para "tirar o nível" não usam instrumentos sofisticados como os do topógrafo. Sua ferramenta é elementar, uma mangueira transparente com água. Pela leitura do nível da água consegue-se saber quanto de terra tem que ser movimentada para nivelar cada platô.
Uma vez definidos os níveis as máquinas entram novamente em ação até deixar o terreno exatamente como o arquiteto solicitou: um terreno com dois platôs.
quinta-feira, 21 de abril de 2011
NOVO TERRENO - NOVO BAIRRO
O bairro chama-se Jardim Antônio Von Zuben. Nome de uma família tradicional de Campinas. Faz limite com o município de Valinhos e está próximo do bairro Parque Jambeiro, onde construimos as duas primeiras casas.
Nosso novo terreno fica numa rua que homenageia o grande artista polonês: Chopin. E o interessante é quse essa rua começa na Rua Vicente Celestino, cantor e compositor brasileiro, autor de "O Ébrio" e "Coração Materno" sucessos dos anos 40 e 50 . Então fica uma malha viária meio samba do crioulo doido. E aí... já gostei do bairro.
Chamamos dois topógrafos, Micael e Anísio, que trabalham na Prefeitura da cidade, para demarcar o lote, pois ele está no meio de 4 lotes vazios e sem muros.
Usando o Teodolito Estação Total, em menos de 2 horas piquetearam o terreno e determinaram os níveis. Finalmente pudemos sentir exatamente o chão que compramos.
Próximo passo foi iniciar a limpeza do terreno que estava coberto por capim, arbustos, uma árvore de eucalipto e uma outra árvore que não gostaríamos que fosse cortada. Seu Ernani, que trabalha com terraplenagem, trouxe 2 caminhões com caçamba e 2 Bobcats, que iniciaram a limpeza. Como a terra estava excessivamente úmida não conseguiram trabalhar sobre ela para fazer o corte. As Bobcats derrapavam. Uma retro escavadeira virá outro dia para dar prosseguimento ao trabalho.
A movimentação das máquinas no terreno chamou a atenção dos vizinhos que estavam em casa no feriado de Tiradentes. Deslandi aproveitou para fazer uma social e colhemos novas informações sobre o bairro.
segunda-feira, 4 de abril de 2011
NOVA CASA À VENDA
Assinar:
Postagens (Atom)